quinta-feira, 31 de maio de 2012

Como aumentar o tamanho de um vmdk

Eae pessoal, blz?

  Esta semana estava com um Windows Server 2008 com o disco C: esguelado! Detalhe que é uma maquina virtual rodando em um ESXI versão paga.

  Então! O que fazer agora?

  Pesquisando na net, encontrei uma ferramenta da própria Vmware que se chama: Virtual Disk Manager Utility, você pode baixa-lo no site do Vmware.

  Fiz o download dessa ferramenta e instalei em meu computador com Windows 7.

  Copiei o arquivo VMDK do meu Windows Server 2008 para meu Windows 7.

  Abri um prompt do Dos, naveguei até o diretório de instalação do Virtual Disk Manager e dei o seguinte comando: vmware-vdiskmanager.exe -x 80GB “c:\temp\WinSrv2k8C.vmdk”

  Alguns minutos depois e meu VMDK estava com 80Gb.

  Joguei ele de volta para meu ESXI e iniciei a maquina virtual. Abriu meu Windows Server 2008 sem problemas, porém a partição C: continuava esguelada e o espaço a mais que eu adicionei com o "vdiskmanager" estava como espaço não alocado no disco.

  Então, fui no gerenciador de discos do Windows Server 2008, transformei o disco em "Dinamico" e re-aloquei ele para utilizar todo o espaço não alocado.

  Pronto! Meu C: estava com 80Gb.

  Algumas observações:

  1º - Certifique-se de fazer um backup do seu VMDK.
  3º - Certifique-se de que sua maquina virtual não está como "Pausada".
  4º - Certifique-se de não ter nenhum Snapshot criado, caso tenha remova-os antes de executar o procedimento.
  5º - Esse foi uma situação específica onde me surgiu a necessidade de aumentar o tamanho do disco, através de algumas dicas pesquisadas na internet consegui resolver, porém não sou dono da verdade então verifique se no seu caso há alguma outra situação diferente para que esse procedimento não ponha em risco a sua estrutura. ;)

  Por enquanto é isso pessoal!

  Vlw!

Nenhum comentário:

Postar um comentário